imobiliárias e corretoras de imóveis

Imobiliárias são grandes aliadas: entenda sua importância!

O mercado imobiliário é bastante concorrido, cenário que ficou ainda mais evidente após o surgimento de algumas plataformas online de anúncios de casas e apartamentos para locação e venda.

Situação que gerou ainda mais a dúvida se imobiliárias são necessárias ou não, já que comprar direto com o proprietário, muitas vezes, parece mais rápido, fácil e vantajoso.

Experiências negativas ou até mesmo falta de conhecimento podem propiciar essas questões, porém ter uma imobiliária intermediando os processos de compra, venda e locação é essencial por diversos motivos.

Além da segurança que esse tipo de empresa oferece às transações, ainda pode ser grande aliada em vários aspectos do dia a dia. Por exemplo, com certeza já ouviu falar que colocar seu imóvel para aluguel é sinônimo de dor de cabeça.

Isso porque, mesmo que não more mais no local, aquele imóvel ainda é seu e por isso, deve ficar atento a tudo que acontece com ele. Entretanto, com a imobiliária, essa atenção passa a ser dos profissionais da área e não do proprietário da casa ou apartamento.

Este é um dos exemplos de como uma empresa especializada no segmento pode ajudar no processo de compra, venda e locação de imóveis. De fato, é um auxílio durante todo o procedimento, desde o anúncio até cuidados no dia a dia, vistorias etc.

Então se você está na dúvida se deve ou não procurar por uma imobiliária, este conteúdo te ajudará. Explicaremos as vantagens dessa empresa e quais os benefícios você perderá se optar por processos pouco formais. Vamos lá? Acompanhe!

O que faz uma imobiliária? 

As imobiliárias são mais do que um lugar para anunciar imóveis, essas empresas são responsáveis por proporcionar mais segurança e comodidade aos processos legais, burocráticos e práticos de toda compra, venda e aluguel de imóveis – independentemente do tipo que for, seja escritórios, prédios comerciais, casas, apartamentos etc.

Uma de suas funções é intermediar a relação entre locadores, proprietários, compradores e instituições bancárias e garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários. Imobiliária é a empresa responsável por mediar a compra, venda, locação e administração de imóveis.

Proporcionando maior segurança no processo e agilidade na parte burocrática. Os corretores, por sua vez, são ótimos profissionais para consultorias e facilitação na negociação de imóveis. São responsáveis por buscar acordos que satisfaçam todas as partes.

Tudo isso, além do que citamos acima, proceder a administração de imóveis locados com possíveis manutenções, contato com os inquilinos, entre outras medidas.

Quais os benefícios em optar por imobiliárias? 

Além da segurança e facilidade no processo, como já citamos, ainda existem outras diversas vantagens em vender, comprar e alugar um imóvel com o auxílio de imobiliárias.

Divulgação é essencial!

O primeiro ponto positivo é a divulgação, se deseja adquirir ou que o imóvel seja vendido/alugado rápido, essas empresas são aliadas. Muitas pessoas ao procurar por um novo lar, por exemplo, entram nesses sites e redes sociais dessas empresas para encontrar opções interessantes.

Os profissionais da empresa também ajudam na divulgação ao entender as necessidades e preferências de cada cliente e oferecê-los uma ótima opção – que pode ser seu imóvel.

Vistoria de imóveis

Outro procedimento que as imobiliárias fazem e que é um grande diferencial, é o processo de vistoria. Este processo é muito importante para garantir os direitos dos proprietários dos imóveis que serão alugados e dos novos moradores do local.

É um documento que descreve como o imóvel se encontra antes de ser alugado, atestando as condições de estruturas, acabamentos, se tem móveis e qual a qualidade deles, entre outros aspectos.

Quando os locatários saírem do imóvel, é possível identificar os desgastes do imóvel e itens que podem precisarão de reparo – que sairá por conta dos locatários.

Para que esse relatório seja bem feito, contar com o conhecimento e a experiência na área dos corretores é fundamental. Mais um ponto positivo para as imobiliárias!

Agilidade nas questões burocráticas do imóvel

Contratos e acordos são intermediados pela empresa e sempre formalizados, assim não haverá conflitos de mal entendidos. Além, é claro, de instruir os clientes durante todo o processo, indicando quais documentos são necessários, próximas etapas, qual melhor posicionamento, negociações, ou seja, do início ao fim do processo.

Caso o cliente deseje vender ou comprar um imóvel, essa vantagem é ainda maior, já que a empresa também intermedia as negociações e comunicação com os bancos e instituições financeiras.

Valor justo no seu imóvel!

Administradores fazem a avaliação de todo imóvel antes que seja vendido ou alugado para identificar quanto aquela casa, sala ou apartamento vale. Ou seja, o proprietário não venderá ou alugará por um preço abaixo do que poderia e os compradores também evitam de comprar imóveis muito mais caros do que valem.

Com tudo isso, fica evidente que as imobiliárias tornam todas as questões nesse segmento mais confiáveis e seguras. Para fazer um bom negócio, elas são grandes aliadas!